quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

LEITURA DE GRÁFICOS

O Tratamento da Informação é uma das áreas do conhecimento matemático que tem sido valorizada nas atuais propostas curriculares de diferentes países, inclusive o Brasil. Isso porque saber ler e interpretar diferentes textos em diferentes linguagens, saber analisar e interpretar informações, fatos e idéias, ser capaz de coletar e organizar informações, além de estabelecer relações, formular perguntas e poder buscar, selecionar e mobilizar informações, são habilidades básicas para o exercício da cidadania tanto quanto para a vida escolar.

Devido a isso, muitos textos didáticos têm dado alguma abordagem a tabelas e gráficos e ao cálculo de freqüências e médias. Mas, será que nossos alunos conhecem as regras que permitem a escolha adequada do tipo de gráfico para cada levantamento de informações? Será que eles conhecem as regras que estruturam os textos gráficos e as tabelas? Será que eles conhecem a gramática desta linguagem?

Os objetivos essenciais dos projetos são a leitura e a interpretação de gráficos e tabelas como textos de divulgação de informação presentes na mídia e em quase todos os textos informativos. A construção de gráficos é uma estratégia muito interessante para permitir que os alunos se apropriem destes textos, pois eles vivenciam todo o processo de levantamento de informações e têm que escolher a melhor forma para comunicar suas conclusões. Além disso, mesmo quando os alunos utilizam o computador para a construção de seus gráficos é importante que eles saibam escolher adequadamente o tipo de gráfico e as informações que devem aparecer nele para que possa comunicar o que deseja. (Mª Inez Diniz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário