segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

Quero lançar mão de algumas citações que fundamentam o projeto de leitura e escrita nas aulas de matemática:
  • CARRASCO (2001)p.192_ "A dificuldade de ler e escrever em linguagem matemática, onde aparece uma abundância de símbolos, impede muitas pessoas de compreenderem o conteúdo do que está escrito, de dizerem o que sabem de matemática e, pior ainda, de fazerem matemática. Neste sentido, duas soluções podem ser apresentadas. A primeira consiste em explicar e escrever, em linguagem usual, os resultados matemáticos. [...] Uma segunda solução seria a de ajudar as pessoas a dominarem as ferramentas da leitura, ou seja, a compreenderem o significado dos símbolos, sinais e notações."
  • SMOLE E DINIZ (2001)p.72_ "A dificuldade que os alunos encontram em ler e compreender textos de problemas está, entre outros fatores, ligada à ausência de um trabalho específico com o texto do problema. O estilo no qual os problemas de matemática geralmente são escritos, a falta de compreensão de um conceito envolvido no problema, o uso de termos específicos da matamática que, portanto, fazem não parte do cotidiano do aluno e até mesmo palavras que tem significados diferentes na matemática e fora dela- total, diferença, ímpar, média, volume, produto - podem constituir-se em obstáculos para que ocorra a compreensão.
  • p.71- Não existe " uma rotina de leitura que articule momentos de leitura individual, oral, silenciosa ou compartilhada de modo que, nas aulas de matemática, os alunos defrontem-se com situações efetivas e diversificadas de leitura."
  • NACARATO E LOPES (2009)p.66 _ "De fato, nas aulas de matemática, as oportunidades de leitura não são freqüentes quanto poderiam, pois os professores tendem a promover muito mais atividades de "produção matemática" , entendida como resolução de exercícios. Práticas de leitura não apenas de textos, mesmo que teóricos, de matemática como também de descrições ou explicações escritas de procedimentos são, muitas vezes, preteridas em benefício das explicações orais, dos macetes, das receitas."

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