sábado, 12 de dezembro de 2009

CONSIDERAÇÕES SOBRE LEITURA E MATEMÁTICA

A leitura e a escrita do mundo em que o aluno está inserido, depende, a meu ver, da alfabetização da língua materna e da alfabetização matemática. E mais, não envolve apenas o saber da aquisição da escrita e do reconhecimento dos símbolos alfabéticos, mas: Ler, escrever, falar, contar, medir, comparar, calcular, buscar soluções, interpretar e analisar. Tudo isso para que o aluno possa produzir, comunicar, transmitir sua cultura e apropiar-se do conhecimento. Podemos fazer algo nesse sentido. Não é só tarefa do professor de língua Portuguesa o ensino de habilidades linguísticas, nós, professores de matemática, temos o dever e a necessidade de desenvolver em nossos alunos a percepção e a consciencia da construção das funções do conhecimento e das habilidades que estão sendo formadas. O aluno precisa ler o mundo em sua volta, precisa interpretá-lo e agir, construir, decidir. O processo de aquisição do conhecimento é passível de uma ação intencional, sistemática, mediadora e interventora do professor. Não podemos nos eximir, temos que agir!

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