quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

PROJETO 2010

Tema: A linguagem matemática na obra literária: "O Homem que calculava", de Malba Tahan.
Professores coordenadores: Marcelo Lima e Edna Silva.
Público alvo: alunos do ensino médio.
EEEFM Pedro Teixeira.
APRESENTAÇÃO
A EEEFM Pedro Teixeira, está localizada no bairro do Algodoal, no centor de uma comunidade carente, conta com uma clientela de aproximadamente 1500 alunos. Tem buscado ações pedagógicas inclusivas e democráticas, visando uma melhoria significativa do rendimento escolar. No intuito de colaborar de forma incisiva, sentimos a necessidade de organizar este Projeto.
JUSTIFICATIVA
O processo de ensino-aprendizagem de matemática é árduo e, para muitos alunos: insuportável. Dentre muitos fatores que nos conduzem a esta situação é o fato dos nossos alunos não terem domínio da leitura, terem dificuldades de interpretação de texto o que é imprescindível para o entendimento dos problemas matemáticos. Acreditamos que os alunos não são ensinados a ter o hábito da leitura, por estas razões, estamos disponibilizando aos alunos do ensino médio, uma oportunidade inovadora (em nossa escola), de conhecerem esta obra magnífica, na perspectiva de despertar o gosto pela leitura e pelo estudo matemático, de forma divertida, descontraída e praseroza.
OBJETIVO GERAL
Criar no aluno o gosto pela leitura e oferecer aulas de matemática mais praserozas, utilizando o riquíssimo conteúdo matemático que o livro dispõe, além de muitos outros temas que podem ser muito útil ás outras disciplinas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Conhecer a obra "O homem que calculava", fazendo sua leitura nas aulas de matemática.
*Promover debates entre a turma a respeito do conhecimento matemático da obra.
*Utilizar livros originais para a leitura.
*Utilizar o laboratório de informática para leitura do livro e para pesquisas que forem oferecidas aos alunos.
*Realizar oficinas e exposições sobre a obra como culminância do projeto.
METODOLOGIA
Aulas expositivas e dialogadas dos professores coordenadores sobre a obra em questão. Leitura compartilhada da obra nas aulas de matemática e literatura. Debates sobre os varios conteúdos contidos na obra. Utilização dos recursos tecnológicos que a escola oferece (sala de informática, biblioteca, sala de vídeo, datashow, etc...). Biografia do autor. Realização de oficinas e exposições sobre o que foi trabalhado durante o ano, como culminância do projeto.
RECURSOS
  • Alunos
  • Professores
  • Direção
  • Orientação Pedagógica
  • Instrutor de informática
  • Livros originais
  • Cadernos
  • Computador, pendrive, cd, internet
  • Câmera fotográfica, microfone, microsistem, caixa de som.
  • Material de papelaria

CRONOGRAMA

O projeto iniciará em Março com a apresentação do mesmo na semana pedagógica á direção, á coordenação pedagógica e aos professores. Neste momento será lançado o convite a todos os professores para participarem do projeto. Depois, apresentaremos aos alunos o projeto e daremos início aos trabalhos já na primeira semana de aula. Ainda em março começaremos a leitura do livro até 23 de Abril. Realizaremos várias atividades durante o ano e encerraremos o projeto em Outubro no aniversário da Escola.

AVALIAÇÃO

A avaliação constitui-se num conjunto de realizações de tarefas. Espera-se que o aluno, a partir das leituras e das tarefas, aprimore seus conhecimentos literários e matemáticos.

Faremos uma avaliação contínua dos alunos, do projeto e nossa, sempre no intuito de buscar bons resultados.

BIBLIOGRAFIA

  • O Homem que Calculava. Malba Tahan. 72ª ed. Editora Record. RJ. 2008
  • Nacarato e Lopes. Escritas e leituras na educação matemática. Autêntica. 2009

Obs. esta postagem contém uma versão resumida do projeto.